DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

Xadrez gigante, jogos topológicos e matemáticos foram algumas das atrações neste domingo, 6 de maio

 

Xadrez gigante; jogos topológicos e matemáticos; exposição Jogos e Acasos… essas foram algumas das atrações do Espaço Ciência neste domingo (6), Dia Nacional da Matemática. A data é uma homenagem ao escritor, matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan.

As atividades do Espaço Ciência incluíram os jogos matemáticos e os experimentos permanentes: o Xadrez gigante, os poliedros de Platão, o PI e o Plano Cartesiano.

No mural da Ilusão de Ótica, os visitantes puderam aprender conceitos como os de anamorfose – representação de figuras que, quando observadas frontalmente, parecem distorcidas. Na “Sala Maluca” e no experimento “Olhar de Escher”, descobriram como perspectivas e angulações podem modificar a maneira como percebemos os objetos.

A relação entre a música e a matemática também pôde ser observada em experimentos como a Flauta de Pan e o Xilofone de Garrafas. Os ângulos e formas na propagação das ondas de som ou de luz puderam ser observados em experimentos como as Parábolas Acústicas ou o fogão solar.

JOGOS E ACASOS – Outra atração foi a exposição “Jogos e Acasos”, produzida pelo Espaço Ciência para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, cujo tema foi: A Matemática está em tudo”. Distribuída para 40 diferentes polos do estado, “Jogos e acasos” une jogos de estratégia e jogos de azar, atividades que despertam o raciocínio lógico e levam as pessoas a refletir sobre o que se chama de sorte e o estudo das probabilidades.

O Jogo da Velha todos conhecem. Mas, na exposição, o jogo ganha uma dificuldade a mais: é realizado em três dimensões. Em diferentes jogos de azar, como pedra, papel e tesoura; cara ou coroa; ou jogos de roleta, os visitantes poderão verificar como cálculos de probabilidade podem influenciar na “sorte”.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *