VASCONCELOS SOBRINHO, 110 ANOS

O agrônomo que ajudou a redescobrir o Pau-Brasil faria aniversário neste sábado, 28 – Dia Nacional da Caatinga

João Vasconcelos Sobrinho tinha 20 anos e estava concluindo sua formação em Engenharia Agronômica quando redescobriu o Pau-brasil. A espécie havia sido considerada extinta na natureza no início do século 20. Junto com o botânico alemão Dom Bento Pickel, ele encontrou espécies remanescentes no Engenho São Bento, em São Lourenço da Mata.

O local transformou-se, anos depois, na primeira estação ecológica do país: a Estação Ecológica de Tapaurá, que abriga um bosque com mais de 500 exemplares de Pau- brasil e realiza atividades de produção de mudas de espécies da Mata Atlântica.

Nascido em 1908, o agrônomo faria aniversário neste sábado, 28 de abril. Por seu trabalho pioneiro na área de estudos ambientais no Brasil, ele passou a integrar  a lista de homenageados da Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco.

O projeto inclui atividades de divulgação científica e totens com caricaturas dos homenageados. Ele circula por instituições em todas as regiões do estado e ajuda a dar visibilidade às ações dos cientistas, incentivando o gosto pela Ciência. (LEIA MAIS SOBRE O PROJETO)

Vasconcelos Sobrinho foi um dos responsáveis pela criação da UFRPE. Também criou e dirigiu o Jardim João de Vasconcelos Sobrinho, atual Zoobotânico de Dois Irmãos, e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, do Jardim Botânico do Recife e da Associação Pernambucana de Defesa do Ambiente.

Um dos primeiros cientistas a alertar sobre a formação de deserto em algumas regiões brasileiras, além da possibilidade de chuva ácida devido a poluição atmosférica, ele teve participação ativa na Conferência das Nações Unidas sobre desertificação em Nairóbi, no Quênia. .

Sua atuação e trabalho na identificação e combate à desertificação e em campanhas de reflorestamento lhe valeram diversas homenagens. O dia de seu aniversário, 28 de abril, foi instituído por decreto presidencial como Dia Nacional da Caatinga. O Prêmio Vasconcelos Sobrinho, da CPRH,  homenageia anualmente trabalhos relevantes em defesa do meio ambiente. Em Caruaru, um Parque Ecológico, na Serra dos Cavalos, leva o seu nome.

LEIA MAIS SOBRE VASCONCELOS SOBRINHO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *