TVC ENCERRA INSCRIÇÕES

Mais de 200 grupos de escolas em todas as regiões do estado participam da disputa

O 3º Torneio Virtual de Ciência encerra o período de inscrições com 206 grupos, de 43 municípios em todas as regiões do estado. São 59 grupos do Agreste; 65 da Região Metropolitana; 46 da Zona da Mata e 31do Sertão. Além disso, há cinco grupos de outros estados, que se inscreveram de forma espontânea e participarão como convidados, em categoria especial. Todos os inscritos têm, agora, até o dia 20 para enviar os links dos vídeos do primeiro desafio.

> CONFIRA OS INSCRITOS

Cada escola poderia inscrever um grupo de cada série, ou seja, até cinco grupos: 8º e 9º anos; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Embora sejam inscritos dois alunos representantes e um professor, a turma inteira, ou mesmo mais turmas, podem se envolver nos desafios. Significa uma média de 7 mil alunos que participam da disputa.

O formato da competição facilita a interiorização. Nesta terceira edição, foram 33% de participantes da Região Metropolitana; 29% do Agreste; 22% da Zona da Mata e 16% do Sertão. A novidade foi a participação espontânea de cinco escolas de outros estados: três da Bahia; um de São Paulo e um do Paraná. Como o Torneio ainda tem um formato com abrangência estadual, estes inscritos participarão como convidados, em categoria especial.

> CONFIRA OS INSCRITOS DO AGRESTE

> CONFIRA OS INSCRITOS DA RMR

> CONFIRA OS INSCRITOS DO SERTAO

> CONFIRA OS INSCRITOS DA ZONA DA MATA

> CONFIRA OS INSCRITOS DE OUTROS ESTADOS

A disputa envolve alunos do Fundamental 2 (8º e 9º anos), e do Ensino Médio. Este ano, foram 28 grupos do oitavo ano; 45 do nono ano; 46 do 1º ano do Ensino Médio; 53 do 2º ano e 34 do terceiro.

> CONFIRA OS INSCRITOS DO 8 ANO

> CONFIRA OS INSCRITOS DO 9 ANO

> CONFIRA OS INSCRITOS DO 1 ANO

> CONFIRA OS INSCRITOS DO 2 ANO

> CONFIRA OS INSCRITOS DO 3 ANO

O Torneio Virtual de Ciência dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia. São desafios que estão ligados ao cotidiano dos estudantes e convidam os participantes à experimentação. Todo processo de criação dos experimentos e resolução dos desafios deve ser registrado em vídeo, postado no Youtube e o link enviado à coordenação do Torneio.

O primeiro deles segue o tema definido pela ONU: “soluções naturais para a água”: os participantes devem escolher um problema relacionado à água que afete sua escola, bairro ou região e criar uma solução alternativa baseada na  natureza.  Os links no Youtube devem ser  enviados à organização do Torneio até 23:59h do dia 20 de abril, exclusivamente pelo e-mail  torneiovirtualdeciencia@gmail.com.  No campo assunto, é obrigatório obedecer a sequência: série – Nome da Escola.

No dia 23, todos os vídeos serão postados na fanpage do Torneio e poderão ser compartilhados pelos grupos. As escolas que garantirem maior número de compartilhamentos garantem uma pontuação adicional. CONFIRA A FANPAGE DO TVC

PRIMEIRO DESAFIO

Identifique em sua escola, comunidade ou região algum problema relacionado à água e monte um experimento que proponha soluções naturais para esse problema.