PRÉ-INSCRIÇÕES CIÊNCIA JOVEM

Começam as pré-inscrições na 24ª Ciência Jovem; inscrições antecipadas garantem um ponto no resultado final

Começaram nesta segunda, 2 de abril, as pré-inscrições para a 24ª Ciência Jovem – Feira de Ciências de Pernambuco. Embora não signifique a inscrição definitiva dos projetos, o registro antecipado garante um ponto no resultado final e deve ser feito até o dia 30. Tanto os trabalhos desenvolvidos pelos alunos quanto os projetos apresentados pelos professores (Educação Científica) devem realizar a pré-inscrição, por meio do formulário abaixo:

>> FAÇA AQUI A PRÉ-INSCRIÇÃO DE SEU PROJETO

Segundo o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, a pré-inscrição é uma maneira de estimular a realização dos projetos durante todo o ano letivo. “Queremos que o trabalho de pesquisa para a Ciência Jovem seja integrado aos conteúdos pedagógicos escolares, de foram a incentivar o ensino experimental de Ciência nas escolas”, diz.

A CIÊNCIA JOVEM é uma Feira de Ciências realizada anualmente em Pernambuco por meio do Espaço Ciência – Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Uma das mais representativas do país, reúne centenas de projetos de todos os estados, além de alguns outros países, como Chile, México e Paraguai.

Este ano, ela chega à 24ª edição. No ano passado, foram selecionados 300 projetos para participar da Feira, que ocorre no mês de novembro. Mais de 10 mil pessoas visitaram os estandes. Projetos premiados na Ciência Jovem têm obtido prêmios em outras Feiras Nacionais e Internacionais.

Podem participar da feira escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada. Cada escola participante pode concorrer com até dois projetos de alunos, em categorias diferentes. Apenas escolas que trabalham com educação especial podem apresentar dois trabalhos na mesma categoria, desde que na modalidade Educação Especial.

Para os projetos de alunos, são cinco categorias diferentes:  Iniciação à Pesquisa, voltada para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica, dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, para alunos do Ensino Médio; e Francis Dupuis, destinada aos alunos de outros países.

Já os projetos de professores, categoria Educação Científica, tem como objetivos incentivar a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e socializar experiências bem sucedidas. São aceitas inscrições com apenas  um professor por projeto, em formato de relato reflexivo de experiência pedagógica, exposto por meio de pôsteres.

>> CONFIRA O REGULAMENTO PARA TRABALHOS DE ALUNOS

>> CONFIRA O REGULAMENTO PARA PROJETOS DE PROFESSORES

No dia 02 de abril, encerrou-se o período para afiliações de Feiras de Ciências à 24ª Ciência Jovem. Foram 62 afiliadas, de 23 estados do Brasil e de outros cinco países. LEIA MAIS