DIA DO PI

Espaço Ciência e Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco celebram o Dia do Pi

Nesta quarta, dia 14 de março, ou 3/14 segundo a maneira americana de datar, celebra-se o Dia do Pi. O Espaço Ciência e os representantes do projeto Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco não deixaram a data passar em branco. A torta do Pi serviu também para comemorar o aniversário do professor Fernando Nóbrega, físico e matemático que integra o Memorial. E lembrar a data de nascimento de Albert Einstein.

Reunidos com os monitores do Espaço Ciência no experimento do Pi, o professor Fernando e demais membros do Memorial conversaram um pouco sobre esta constante universal da matemática. Afinal, o Pi está em tudo: na Terra, na lua, em tudo que é circular e curvo, inclusive o espaço-tempo.

Os monitores mostraram o experimento que utiliza uma corda para mostrar a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo, ou seja, o Pi. Hoje, sabemos que se trata de um número irracional. Tão infinito quanto seriam os números de lados de um polígono para formar um círculo.

Desde os primeiros registros de egípcios e babilônios,  quando números irracionais não eram conhecidos e o Pi não ultrapassava os três dígitos, o número foi crescendo cada vez mais e hoje já ultrapassa a cifra dos três trilhões de dígitos conhecidos. Cada cálculo a mais serve como referência da capacidade de um computador e amplia as possibilidades da matemática.  

Para a celebração do Dia do Pi no ano que vem, ficou um desafio: um campeonato de memorização do Pi. Um chinês, recordista mundial, chegou a memorizar 67 mil dígitos. Será que alguém será capaz de decorar mais que dez?

CONFIRA O VÍDEO

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

NOTA TRISTE – Este ano, o Dia de celebração do Pi ganhou uma nota triste: o falecimento do físico Stephen Hawking.  Aos 76 anos, sua morte deixa um vácuo na Ciência. Ele, que estudou a singularidade do espaço-tempo a partir dos buracos negros e descobriu que eles não eram tão negros assim; que ajudou a popularizar conceitos como a natureza da gravidade e a origem do Universo; que conviveu e resistiu à Esclerose Lateral Amiotrófica… morreu na mesma data em que Albert Einstein faria aniversário – dia do PI: 14 de março.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *