PROJETOS SOCIAIS

Turmas do CLICidadão tem início na sexta (9); seleção para turma do Jardim da Ciência será na quinta (8)

Estão encerradas as inscrições para os projetos sociais do Espaço Ciência. Serão cinco turmas do CLICidadão, projeto de inclusão digital: duas de Informática Básica; duas do Módulo Avançado; e uma para maiores de 60 anos. As primeiras iniciam as aulas já na sexta-feira (9) e a turma da “Melhor Idade” tem início na segunda-feira (12).

Já para o projeto Jardim da Ciência, os inscritos passarão por uma seleção nesta quinta (8), pela manhã. “Faremos uma análise do perfil e escolheremos os que melhor se encaixam no objetivo do projeto, que é voltado sobretudo para a população de baixa renda”, afirma Eulália Almeida, da Gerência de Ação Social do Espaço Ciência.

O Jardim da Ciência tem como objetivo promover a inclusão por meio da jardinagem.  Por meio dele, jovens e adultos de baixa renda, de preferência moradores das comunidades do entorno do Espaço Ciência, recebem noções de jardinagem e paisagismo.

Durante quatro meses, os participantes aprenderão conteúdos como história dos jardins; noções de paisagismo e jardinagem; morfologia e fisiologia vegetal; compostagem; prática de plantio; bonsai; propagação de sementes; melhoramento de solo; entre outras, com ênfase em manutenção e cuidado de jardins.

O programa, assim como a didática utilizada, procura unir a prática e o conhecimento científico dos temas. Ao final do curso, os participantes desenvolverão um projeto de jardinagem, como conclusão do processo.

O CLICidadão se propõe a capacitar adolescentes, jovens, adultos e idosos de baixa renda, sobretudo moradores das comunidades do entorno, para lidarem com as novas Tecnologias da Comunicação e Informação, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho.

As atividades são realizadas duas vezes por semana, no Espaço Ciência, e com duração de dois ou três meses. No módulo básico, serão abordados conteúdos como digitação, edição de texto, criação de planilha e Internet.

Para realização do Módulo Avançado, é necessário ter conhecimento de informática básica. No avançado, os participantes terão noções de edição de mídias gráficas (imagens e vídeos). As aulas para as turmas do Básico e Avançado serão nas segundas e quartas, manhã e tarde

A novidade deste ano é a turma para maiores de 60 anos, que terá acesso a noções básicas de informática. O conteúdo será definido coletivamente a partir das demandas da turma. As aulas serão na segunda pela manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *