Aniversário Espaço Ciência

Nada melhor que comemorar a maioridade apresentando novidades para o público. É isso que o Espaço Ciência fará amanhã(28/09), a partir das 10h com uma programação de aniversário que inclui inauguração da exposição NanoExplora, novos experimentos científicos e sessões no planetário digital.

Na Exposição NanoExplora, o Espaço Ciência é pioneiro em dispor de um Microscópio de Tunelamento (Varredura atômica), onde o objeto de estudo é aumentado um bilhão de vezes, permitindo “visualizar átomos”. Outra grande atração é um modelo gigante da molécula de fulereno na forma de um giroscópio, onde o visitantes é convidado a participar da simulação do que acontece na escala atômica. A exposição aborda ainda vários aspectos sobre o tema bastante atual que é a Nanotecnologia e suas aplicações. “O microscópio é uma novidade museológica que permite o visitante estar em contato com um equipamento utilizado em laboratórios de ponta”, declara Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência.

Outra atração para o aniversário que ficará disponível ao público é o planetário digital. Ele oferece uma experiência inesquecível que permite a observação de cerca de 9 mil estrelas, objetos de fundo de céu visíveis a olho nu e a Via-Láctea. O planetário simula também viagens na superfície da Terra, viagens no tempo e no espaço sideral.

O Espaço Ciência tem muito o que comemorar! Grande parte da sua experiência ultrapassa os limites físicos, desde a criação da instituição, em 1994. Um exemplo disto são as unidades Móveis Ciência Móvel e Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos. Só no ano passado os dois programas itinerantes realizaram 63.310 atendimentos em 78 municípios.

Mas o Espaço Ciência não trabalha sozinho! Em parceria com as universidades pernambucanas, realizou a formação de professores da rede pública dentro do projeto “Novos Talentos” da CAPES. Também conta com a colaboração de importantes instituições nacionais e internacionais para desenvolver atividades no campo da divulgação e museologia cientificas.

Para complementar seus programas de educação científica, o Espaço Ciência promove há 18 anos a Ciência Jovem. Em 2011, a feira recebeu 306 trabalhos do Brasil inteiro. Paralelamente, o Espaço Ciência leva cada vez mais as forças para o interior do Estado, montando desde 2010 museus e polos de divulgação em cidades do interior.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ano passado passou a ser coordenada no Estado pelo Espaço Ciência, teve a participação de 37 municípios, 491 instituições e disponibilizou 1373 eventos para a população, com isto, superou edições anteriores tanto no quantitativo de público envolvido como no sentido de contribuir para que a população pudesse conhecer e discutir a relevância e o impacto das pesquisas científicas e de suas aplicações.

Destacam-se ainda os programas sociais voltados para a formação de jovens de baixa renda das comunidades não apenas do entorno do Espaço Ciência, mas de diversas partes da RMR. O CLICidadão que atende jovens, adultos e idosos no intenso trabalho de inclusão social e digital, o Gepetto atuando na capacitação e orientação para confecção de brinquedos educativos e o Jardim da Ciência oferecendo curso profissionalizante de jardinagem para jovens e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *