TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA

logonova_site

Em 2018, o Torneio Virtual de Ciência chega à terceira edição. Apesar da pouca idade,  os resultados das duas primeiras edições mostram que o conceito de ciência que se aprende na prática tem bastante receptividade entre os jovens, sobretudo quando acompanhado do uso de tecnologias que eles dominam, como Internet e redes sociais.

Trata-se de uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta  um desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do conhecimento:  Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia.

Embora cada equipe seja representada por um professor e dois alunos, a turma inteira e diversos professores participam do processo, transformando os conteúdos escolares em divertidas descobertas interdisciplinares. Todo o processo é registrado em vídeo, postado no Youtube e os links encaminhados ao Espaço Ciência, que os compartilha em suas redes sociais. Além da pontuação técnica, os participantes ganham pontos extras pelo compartilhamento dos vídeos nas redes, garantindo maior visibilidade ao processo de descoberta científica.

Ao mesmo tempo, o uso das ferramentas virtuais permite maior alcance do Torneio. Em 2016 foram 186 escolas inscritas com 6510 alunos. Já em 2017 foram 212 escolas com 7420 alunos. O formato da disputa, com uso das tecnologias digitais, permitiu a interiorização do processo e ampliou a participação. Em ambas as edições, foram mais de 50 municípios localizados nas diversas regiões do estado: Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA 2018

> Saem notas do 1º desafio

> Confira vídeos do primeiro desafio

> Mais de 200 grupos de escolas em todas as regiões do estado participam da disputa

> Confira o primeiro desafio de 2018

> CONFIRA O REGULAMENTO DO 3º TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIA

> Confira a Fanpage do Torneio

> Confira a cobertura completa do TVC 2017