EXPOSIÇÃO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Que tal uma casa onde lâmpadas e televisões se acendem ao comando de sua voz? Ou um aspirador de pó que, sem bater em nada, executa sozinho sua função? Ou um robô que mapeia suas expressões para descobrir seu estado de espírito? Estas são algumas das atrações da Exposição Inteligência Artificial. 

Desenvolvida pelo Espaço Ciência com apoio do edital da SNCT 2020 (MCTIC), a exposição somente agora pôde ser inaugurada devido à pandemia. Uma das grandes atrações é a robozinha, “moradora” da Casa Inteligente da exposição, que responde às perguntas dos visitantes; acende as lâmpadas da casa; liga e desliga a televisão; e também aciona o aspirador de pó, que executa sozinho seu trabalho.

Em outra área, é possível tirar uma foto para que, a partir dela, o computador revele o estado de espírito de cada visitante.

Vídeos e informações diversas complementam a Exposição, que também lança questionamentos: “A Inteligência Artificial pode multiplicar a capacidade humana de resolver problemas práticos, simular situações, pensar em respostas para problemas diversos. No entanto, também pode potencializar nossas falhas… as falhas de nossa sociedade. Uma população bem informada é o primeiro passo para que se garanta uma boa utilização dessa tecnologia”.